| Guia de Jejum e Informações | ![]() | ![]() | ![]() |
|
“Dias virão em que lhes será tirado o noivo. Então eles jejuarão”. Mateus 9:15
“O jejum produz profetas e fortalece os homens fortes. O jejum faz dos juizes sábios; é a segurança da alma, o camarada fiel do corpo, a armadura do campeão, o treinamento do atleta”. Basílio, Bispo da Cesaréia (AD 330–379)
“O jejum… abre o caminho para o inundamento do Espírito e da restauração da casa de Deus. Jejuar nessa época de ausência do Noivo é esperar por Sua volta. Em breve haverá o clamor da meia noite: ‘Eis o Noivo, ide-lhe ao encontro!’ Aí será tarde demais para jejuar e orar. A hora é agora”. O jejum que Deus escolheu, Arthur Wallis
Tem havido um ressurgimento do jejum nas ultimas décadas, em resposta ao chamado de Deus ao seu povo ao jejum regular como parte do estilo de vida de um cristão normal. Precisamos nos preparar adequadamente para que o jejum honre a Deus e cumpra seu propósito. O que segue é um resumo geral dos precedentes bíblicos e um guia para o jejum sábio para te ajudar e encorajar.
O jejum é Bíblico
A prática regular do jejum como um comportamento cristão normal foi ensinado por Jesus (Mt. 6:16–17, 9:15), exercitado pela igreja primitiva (Atos 13:2), e tem sido parte da disciplina regular dos crentes através da história da igreja. A prática do jejum na Palavra normalmente inclui, mas não se limita à abstinência de comida (Dn. 10:3) e pode ser feito em durações variadas – tipicamente por não mais que alguns dias por vez.
Abster-se de todo tipo de comida por períodos estendidos é bíblico, mass raro e incomum na Palavra (Ex. 34:28; I Rs. 19:5-8; Lc. 4:2) e, portanto, não deve ser feito sem aconselhamento ou supervisão apropriada. O mesmo padrão se aplica ao jejum absoluto (o jejum de Ester – nenhuma comida ou água por três dias) de qualquer duração (Est. 4:16). O tempo máximo para um adulto que seja biblicamente suportado é de quarenta dias sem comida, para homens adultos em boa saúde, e três dias sem água. A bíblia não fala de crianças em jejum de comida.
O jejum sempre é voluntário
Embora líderes espirituais possam convidar outros a se juntarem a jejuns como corpo para um propósito específico em mente e por um período específico, o jejum nunca pode ser forçado ou feito compulsoriamente. Tendo isso em mente, o jejum não é um requisito compulsório para se juntar à equipe do IHOP–KC ou à comunidade, mas nós promovemos e encorajamos o jejum como um meio biblicamente e historicamente de obter a graça de Deus no contexto de comprometimento com a oração da Palavra (Joel 2:15). O nível com o qual uma pessoa se compromete a manter um jejum (em particular de comida) deve ser determinado de acordo com a idade e considerando quaisquer limitações físicas. Aqueles que têm uma doença ou inabilitação física conhecida, ou aqueles com qualquer histórico de desordens alimentares nunca devem jejuar, exceto com o consentimento e supervisão de um médico qualificado. Grávidas e lactantes não devem fazer jejum de comida ou bebida, de forma que isso poderia afetar negativamente a saúde e o desenvolvimento de seus filhos e de suas próprias saúdes.
Menores/ Crianças
Menores de idade são desencorajados a fazer jejum de comida e nunca devem se comprometer a jejuar sem o expresso consentimento e supervisão dos pais. Menores que decidam jejuar são encorajados a considerar abstenções que não sejam de comida, como TV, filmes, Internet, vídeo games e outros. Se adolescentes mais velhos fizerem jejum de comida, sob supervisão dos pais, nós os encorajamos a fazerem uso de sucos e proteínas para sustentá-los, em consideração à sua saúde e metabolismos.
Jejuar regularmente
A participação em jejuns regulares como um estilo de vida precisa ser acompanhada de um estilo de vida saudável quando não se está fazendo jejum de comida e deve incluir exercícios e uma dieta apropriada. Um “estilo jejuador” é o estilo de vida de um discípulo, em que nós educamos nossos corpos e tempo com sabedoria e diligência. Jejuar não é somente abstenção; é uma troca onde nos abstemos de certas coisas com o fim de “banquetear” na Palavra de Deus e na oração, onde a abundância de Sua graça se faz mais facilmente disponível a nós. Quando se aceita um compromisso como esse, um estilo de vida se faz sustentável a longo prazo, da mesma forma como foi com Daniel e seus amigos (Dn. 1).
Os benefícios do Jejum
Enquanto o impacto físico do jejum é real, os benefícios espirituais são inegáveis. Qualquer jejum deve ser feito com comprometimento espiritual total de coração e sabedoria quando se lida com o corpo físico; devemos considerar os custos honestamente e honrar o templo do Espírito Santo. Se se jejua parcialmente ou abstendo-se, tudo deve ser para a glória de Deus.
Preparo físico para um jejum que se estenda por mais de dois dias
Dicas úteis para seu jejum (físico)
Dicas Úteis para o seu Jejum (Espiritual)
Como entregar seu jejum com sucesso
Informações Médicas Importantes
Esse material é exclusivamente para propósitos informativos
As informações contidas nesse material se limitam somente a opiniões, experiências e sugestões da base de missões IHOP-KC e não tem a pretensão de substituir o acompanhamento provido por seu médico ou outro profissional de saúde.
Você não deve usar essas informações para diagnosticar ou tratar problemas de saúde ou doenças, ou ainda prescrever nenhuma medicação. Adicionalmente, essas informações não têm a intenção de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir nenhuma doença. Essas dicas foram úteis e obtiveram sucesso aplicando-as, mas elas não oferecem garantias de que você vá jejuar sem experimentar nenhuma dificuldade. Você irá precisar pesquisar por si e conversar com experts da saúde e jejuadores experientes e pedir ao Senhor constantemente para aumentar seu discernimento e sabedoria quanto ao jejum e à vida saudável.
Bibliografia adicional sobre jejum e vida saudável
The Rewards of Fasting, Mike Bickle and Dana Candler
Fast Forward, Lou Engle Shaping History through Prayer and Fasting, Derek Prince The Genesis Diet, Dr. Gordon Tessler God’s Chosen Fast, Arthur Wallis Hunger for God, John Piper ?www.billbright.com/howtofast/www.freedomyou.com Fonte: Victor Vieira Blog - http://victorvieira.wordpress.com/ |







