Translate

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ABRAÃO

04 - A Fé Agrada O Coração De Deus

Recepção:
Cada criança representa um discípulo. Ao olhar para elas, vejam pelos olhos da fé, pastores, cantores, lideres de crianças e etc. Portanto, receba cada uma com muita alegria, pois Deus confiou a você esses seres tão especiais.  Faça um mapeamento onde as crianças maiores deverão estar sentadas atrás das menores ou, se tiver um espaço, poderão ser acomodadas em círculo ou semicírculo.
Oração inicial:
Agradeça a Deus pela presença de cada criança e peça que Ele nos ensine a ter a verdadeira fé.
Para guardar no coração: "Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11:6).
Quebra gelo: Eu tenho fé?
Você deverá dividir as crianças em duplas, onde uma será o guia e a outra será guiada.
Prepare anteriormente o espaço do encontro para essa brincadeira. Você poderá formar obstáculos com as cadeiras mesas e etc. O guia deverá levar quem estar vendado para fazer o circuito após eles trocaram de posição quem estava guiando agora será guiado.
Base bíblica: Gn. 12:1-8; Gn. 22:19.
Mensagem:
O Senhor Deus havia feito uma aliança com Noé e sua família, o pecado continuava crescendo no coração dos homens, mas também existiam os que adoravam a Deus. Portanto, 400 anos depois, Deus fez um convite especial a um homem, dizendo: - Abrão deixe sua terra e seus parentes e vá para a terra que Eu te mostrarei. Faça isso e Eu farei de você uma grande nação e você será uma bênção.
Embora Abrão não fizesse a mínima idéia para onde iria, ele fez exatamente o que Deus tinha ordenado, pegou sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, seus escravos, rebanhos e saiu para uma longa viagem, conforme a orientação de Deus.
Isso é que é fé! Nós precisamos confiar em Deus acima de qualquer coisa.
Cada vez que Abrão acampava, ele fazia um altar e agradecia a Deus, jamais ele reclamava por estar viajando durante anos, ou por estar cansado, pois ele sabia que Deus nunca falha e sempre cumpre suas promessas.  
Um dia, Deus disse a Abrão que seus dependentes seriam muitos, tão numerosos quanto a areia da praia. E que, a partir daquele dia, seu nome seria mudado de Abrão para Abraão que significa PAI DE MUITAS NAÇÕES, e Sarai passaria a se chamar Sara, que significa PRINCESA.
Abraão perguntou a Deus como seria pai de grandes nações se não tinha filhos e ele e Sara estavam idosos. Deus então disse para Abraão olhar para o céu. Quando ele olhou, o céu estava lindo e cintilante com muitas estrelas brilhando. Deus falou: - Olhe este céu, conte as estrelas se puder, pois este será o número dos seus descendentes.
Você já viu um céu cintilante, cheio de estrelas? (Espere as crianças responderem).
Levanta a mão quem já tentou contar.
Hoje a noite, faça essa experiência e veja quantas estrelas você consegue contar.
Abraão continuava obedecendo a Deus e acreditando em suas promessas, até que um dia eles tiveram um filho. O chamaram de Isaque, que significa SORRISO.
Essa criança representava uma entrelinha ou um grão de areia, de toda uma geração que ainda iria povoar a terra.
Isaque era uma criança muito amada por seus pais, pois era a grande prova das promessas de Deus na vida de Abraão e Sara.
Quantos de vocês gostariam de fazer parte da família de Abraão?
Você sabia que ainda hoje isso pode acontecer? É só você receber Jesus no seu coração e aceitá-lo como único e suficiente Salvador.
Quem quiser receber Jesus e entrar, assim com eu, para a família de Abraão, venha aqui na frente e vamos orar juntos.

Oração: Senhor Jesus, obrigado por me amar e me salvar. Eu te aceito neste momento como único e suficiente Salvador. Ajude-me a ser da família de Abraão, entra no meu coração, escreve o meu nome no livro da vida. Amém.
Atividades de Fixação da Mensagem:
As crianças deverão colorir os desenhos e, em seguida, colar pó de canela apenas na barraca. Elas podem levar a atividade para casa.
Lanche:
Peça a uma criança para orar pelo lanche e, ao saírem para suas casas, lembre que logo vocês terão um novo encontro.  Imprima quatro desenhos por papel A4. (Econômia de papel, seu bolso e a natureza agradecem!).

 




A CRIAÇÃO DE DEUS!

01 - O Plano De Deus Para Mim

No segundo dia, Deus com seu poder, fez a separação entre as águas, dizendo: Que haja separação entre as águas, e logo a água se moveu e houve a separação, e na parte de cima ficou uma grande expansão que Ele chamou de céu. E viu Deus que tudo era muito bom. E essa foi sua segunda criação.

01 - O Plano De Deus Para Mim
Recepção:
Cada criança representa um discípulo. Ao olhar para elas, veja pelos olhos da fé, pastores, cantores, lideres de crianças e etc. Portanto, receba cada uma com muita alegria, pois Deus confiou a você esses seres tão especiais.  Faça um mapeamento onde as crianças maiores deverão estar sentadas atrás das menores ou, se tiver um espaço, poderão ser acomodadas em círculo ou semicírculo.
Oração inicial:
Agradeça a Deus pela abertura da célula e peça que Ele tome a frente desse trabalho e derrame sobre todo, Seu amor incondicional.
Para guardar no coração: “No começo Deus criou o céu e a terra” (Gn. 1.1).
Quebra gelo:
Leve seu grupo para fora e peça para que observem tudo que foi criado por Deus (natureza, sol, as árvores, o céu, a terra, etc...). Peça para as crianças voltarem a seus lugares. Em uma conversa, pergunte o que elas observaram, cada criança poderá citar apenas uma coisa. Em seguida, pergunte a elas quem criou todas essas coisas, provavelmente irão responder que foi Deus. Logo após, pergunte: Como pode um caroço de manga, após ser plantado, se tornar uma árvore tão grande? Espere as respostas. E diga que eles irão participar de uma brincadeira.  
Dinâmica (brincadeira):
Passo 01: Em uma caixa, deixe várias tiras de papel (uma para cada criança), onde 6 deverão conter a seguinte frase: “E disse Deus”.
Passo 02: As crianças que encontrarem as frases deverão ler em voz alta para todo grupo, uma após outra. Depois, peça para que elas sentem, porque você vai explicar o que isto quer dizer.
Base bíblica: Gn. 1:1-31; Gn. 2:1-25.  
Mensagem:
Abra sua bíblia para que as crianças vejam e diga qual livro, capitulo e versículo será apresentado. Peça para as crianças fecharem bem os olhos.

Imagine você, que antes de Deus criar o Planeta Terra, tudo era assim: escuro, vazio, sem som. A bíblia nos conta que somente o Espírito de Deus de movia sobre a face das águas.  Deus olhou para toda essa escuridão e disse “Que haja luz” (peça para as crianças abrirem os olhos), e imediatamente uma luz apareceu e tudo ficou claro, e Deus fez a separação entre a escuridão e a luz, então Ele gostou muito do que tinha feito e chamou a luz de dia e a escuridão de noite. E essa foi sua primeira criação.

No terceiro dia, Deus disse: - Ajuntem-se as águas dos céus em um só lugar, e apareça uma porção seca. E assim aconteceu, e Deus chamou essa porção seca de terra e o ajuntamento das águas de mares. E Deus olhou e viu que tudo era muito bom. Então Deus disse: - Produza a terra, erva verde, erva que dê semente, árvores frutíferas que dêem muitos frutos, mas cada uma de acordo com sua espécie. E assim aconteceu. Imaginem que tudo começou a nascer e crescer. E Deus olhou e viu que tudo era muito bom. bom.  E assim terminou a manhã e tarde do terceiro dia. E essa foi sua terceira criação

No quarto dia, Deus disse: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam para eles sinais que vão determinar o dia e a noite. O maior iluminará de dia e o menor iluminará a noite (Pergunte as criaças quais são esses luminares - Sol e Lua) e, para a noite ficar mais bonita, Deus encheu o céu de estrelas brilhantes. No final, Deus olhou e viu que tudo era bom. E essa foi sua quarta criação.




No quinto dia, Deus disse: Produzam as águas abundantemente todo tipo de seres viventes; e que voem as aves sobre a face da expansão dos céus. Assim, Ele criou grandes baleias e todos os répteis, e as aves que voam no céu. E Deus abençou cada animal dizendo que eles deveriam se multiplicar sobre o Planeta Terra. No final do dia, Deus olhou e viu que tudo era bom. E essa foi sua quinta criação

No sexto dia, Deus disse: - Produza a Terra, alma vivente conforme a sua espécie; gado e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E nesse momento fez as enormes feras, (peça para as crianças citarem algumas: leão, onça...). No final, Deus olhou e viu qe tudo era muito bom, mas sua maravilhosa obra ainda não tinha acabado, pois agora viria a mais importante de todas (Vocês sabem qual é? Espere elas respoderem), E disse Deus: - Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Assim, criou Deus o homem conforme sua imagem e semelhança, e Deus pegou o barro moldou o homem e soprou suavemente em seu nariz e ele acordou (Quem sabe o nome do primeiro homem? Espere as criaças respoderem). Muito bem, mas Deus percebeu que Adão se sentia muito só, então ele teve uma brilhante idéia. Quando Adão adormeceu, Deus tirou uma de suas costelas e dali fez uma companheira (Quem sabe o neme dela? Espere as criaças respoderem). Muito bem! E assim, Deus concluiu a sua criação, fechando com chave de ouro. E Ele olhou e viu  que tudo era muito bom! Terminou o sexto dia, e essa foi sua sexta criação.





No sétimo dia, Ele abençoou toda sua criação e finalmente descansou. Ufa!
Deus é fantástico! Só possuido muito poder para fazer tudo isso em apenas seis dias e, no final de cada um, Ele admirava e abençoada sua criação. Portanto, sempre agredeça a Ele através da oração quando acordar, pois Ele te ama muito e você foi o melhor de todos os seus feitos e, com apenas uma palavra, Ele pode criar tudo o que quizer. (Faça uma oração agradecendo por ter nos criado).







Atividade:
Depois de concluirmos a palavra do estudo, devemos verificar se realmente aprenderam como Deus criou todas as coisas...
Distribua uma folha de papel cortada ao meio (por economia), dividida em 6 quadrados e distribua para cada criança (página 5). Peça que escutem a música n° 02 do Cd Diante do Trono Para Crianças "Autor da Criação" (se elas já souberem podem cantar junto). Agora, cada um deverá enumerar os quadrados com os seis dias que o Senhor levou para sua criação e, enquanto a música rola de fundo, mais uma vez, as crianças estarão desenhando a criação de cada dia sem olhar o do colega. Quando terminarem, recolha e embaralhe os trabalhinhos e redistribua aleatoriamente para que eles mesmos corrijam. Enquanto isso vá lendo na bíblia e eles marcarão certo ou errado nos quadradinhos. Depois, eles devem somar os pontos. Agora é hora do painel... Os trabalhos devem ser expostos em um painel, pois as crianças gostam de ver suas produções. 
Lanche:
Antes de compartilhar o lanche faça uma oração agradecendo a Deus pelo dia e por cada criança que compareceu, depois fique posicionado na porta e se despeça das crianças de forma carinhosa sem se esquecer de dar a paz do Senhor.
Lembrete:
Jamais se esqueça de perguntar se alguma criança gostaria de receber Jesus em seu coração.



ADÃO E EVA

02 - Quero Voltar Ao Primeiro Amor

Recepção:
Cada criança representa um discípulo. Ao olhar para elas, vejam pelos olhos da fé, pastores, cantores, lideres de crianças e etc. Portanto, receba cada uma com muita alegria, pois Deus confiou a você esses seres tão especiais.  Faça um mapeamento onde as crianças maiores deverão estar sentadas atrás das menores ou, se tiver um espaço, poderão ser acomodadas em círculo ou semicírculo.
Oração inicial:
Agradeça a Deus por mais um dia de reunião e peça que Ele tome a frente desse trabalho e nos guie para voltarmos ao primeiro amor.
Para guardar no coração: Se me amas, guardas os meus mandamentos”.
(
Jo. 14:15).
Quebra gelo: 
Pergunte às crianças o que Deus criou em apenas seis dias. Espere elas responderem.
Dinâmica (brincadeira):
Passo 01: Escolha 7 crianças que estiveram no encontro anterior para fazerem mímicas. Elas terão que se esforçar para que o grupo descubra o que elas estão fazendo.
Passo 2: Apenas diga que elas deverão fazer mímicas das criações de Deus, que foram abordadas no último encontro: Deus criando a luz; as ervas, sementes e árvores; as aves e os seres aquáticos; o sol e a lua; as feras. Deus olhando e pensando que tudo é muito bom – Deus descansando.
De acordo com as mímicas, vá relembrando a história passada. Ao final, organize cada um no seu lugar para que a palavra seja entregue.
Base bíblica: Gn. 1:26 a 31; Gn. 3.
Mensagem:
No nosso encontro da semana passada, vimos quantas coisas Deus criou em apenas seis dias, e que o homem foi criado do pó da terra e que, embora Deus tenha muito poder, ao invés de somente falar, Ele preferiu soprar nas narinas do homem para que ele acordasse, tornando-se um ser vivente. Tempos mais tarde, Deus fez com que Adão dormisse e da sua costela, criou Eva.
Deus entregou para Adão e Eva um planeta perfeito, cheio de árvores e animais de diferentes espécies, e o homem e os animais eram amigos. Afinal, foi Adão quem colocou o nome de cada um deles, os mares eram tão limpos que dava para enxergar os peixinhos, Adão e Eva tinham comida de graça, eles poderiam se alimentar de frutas da melhor qualidade. Eles eram totalmente sem malícia, portanto andavam sem roupa e não se preocupavam com isso. E o melhor de tudo era que Deus vinha pessoalmente passear com eles no jardim do Éden.
Após Deus presentear o homem com tantas coisas maravilhosas, Ele fez apenas um pedido. Vocês sabem qual? (Espere as crianças responderem).
Deus disse: - Vocês podem comer qualquer fruto, menos os da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se me desobedecerem, certamente morrerão.  
Deus havia feito apenas um pedido. Ele só queria que o homem fosse FIEL E OBEDIENTE.
Por ser, o homem, a imagem e semelhança de Deus, Satanás ficou com muita inveja e resolveu que queria destruir a amizade entre o Criador e sua criatura.
Então, um dia, Eva estava passeando pelo jardim do Éden, de repente, ouviu alguém chamando seu nome. Ela procurou, e quando olhou para árvore, lá estava uma serpente, que disse: - Eva, Deus disse para você não comer deste fruto?


Eva respondeu: - Podemos comer de qualquer um, mas se comermos este, morreremos.
Então a serpente, muito maliciosa, respondeu: - Isso não é verdade, Eva, você não vai morrer, quando você comer deste fruto, seus olhos se abrirão e vocês serão iguais a Deus.
A bíblia diz que Eva ficou muito tentada e começou a desejar aquele fruto e, sem conseguir resistir, acabou comendo. Então ela chamou a Adão e o convenceu a provar.
Nesse momento, algo muito estranho aconteceu. Eles sentiram que algo tinha mudado e quando se olharam, perceberam que estavam sem roupa.
Deus veio passear no jardim como sempre fazia e, quando Adão e Eva ouviram sua voz, esconderam-se entre as árvores.
Deus começou a chamar: - Adão, Adão onde tu estás?
Adão, muito triste, respondeu: - Eu ouvi a tua voz e me escondi porque estou sem roupa.                              
Deus disse: Quem te mostrou que estavas nú? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Adão respondeu: - A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

E disse Deus para Eva: - Por que fizeste isto?
Eva respodeu: - A serpente me enganou, e eu comi.
Vocês perceberam que Adão e Eva em nenhum momento pediram perdão à Deus? Ao contrário, um jogou a responsabilidade pelo pecado no outro.
Deus ficou muito triste com a atitude do homem. Ele chamou a serpente e determinou que ela seria maldita entre todos os animais da terra e que, a partir daquele dia, só poderia se locomover arrastando a barriga no chão e se tornaria inimiga da mulher. E Eva só poderia dar à luz (ter filhos) sentindo dores. Já Adão, não poderia comer mais nada do jardim do Édem, agora ele teria que trabalhar e muito durante toda a sua vida e um dia eles teriam que voltar a ser pó da terra. Logo após, Deus fez uma roupa de peles de animais para que eles pudessem vestir e expulsou os dois do paraíso, e pôs dois Querubins com espadas andando ao redor do jardim para que ninguém mais pudesse entrar.

A bíblia não diz o nome da fruta que eles comeram. Sabem porque? (Espere as crianças responderem) Pelo simples fato de que a bíblia está nos falando da desobediência de Adão e Eva e não da fruta. Deus nos traz um alerta para termos cuidado com vários tipos de tentação que Satanás coloca em nossos caminhos para sermos infiéis (cite alguns tipos de tentação: desenhos diabólicos, músicas mundanas, festa de carnaval - festas da carne - e peça para as crianças citarem outras, certamente saberão).

Vamos repetir comigo: “Obediência gera bênção e desobediência gera maldição”.
Qual foi a maldição que Adão e Eva enfrentaram?  (Espere as crianças responderem).
Por isso, vamos repetir novamente: “Obediência gera benção e desobediência gera maldição”.

Deus nos ama muito e tem um plano especial para cada um de nós. Portanto, precisamos estar sempre em alerta para não sermos enganados por Satanás, que só deseja atrapalhar a nossa comunhão com Deus.
Agora, vamos orar para que Deus perdoe todos os nossos pecados e ajude- nos dando forças para vencermos todas as artimanhas de Satanás.
Oração:
Antes orar, peça para as crianças colocarem as mãos no coração e, se for possível, peça que se ajoelhem diante de Deus.  
Lembrete:
Jamais se esqueça de perguntar se alguma criança gostaria de receber Jesus em seu coração. 

Oração:
Antes orar, peça para as crianças colocarem as mãos no coração e, se for possível, peça que se ajoelhem diante de Deus.  
Lembrete:
Jamais se esqueça de perguntar se alguma criança gostaria de receber Jesus em seu coração. 
Atividades de Fixação da Mensagem:
Convide as crianças para pintarem um desenho que representa o Jardim do Édem. Por questão de economia, você poderá imprimir quatro desenhos por papel A4, depois cortá-los e entregar um para cada criança.




sexta-feira, 10 de junho de 2011

NOÉ E A ARCA DE DEUS!

                                            OBEDECER É TUDO DE BOM!
Oração incial: Ore a Deus para que todos entendam o que Ele quer dizer através desta maravilhosa mensagem.
Para guardar no coração: “Nós obedeceremos a Deus, o Senhor e faremos tudo que Ele mandar”. (Ex. 24:7b).
Base bíblica: Gêneses 6; 7;8;9.
Mensagem:


Quando as pessoas começaram a se multiplicar na terra a maldade e o pecado também aumentaram e Deus ficou muito triste por ter feito os seres humanos, por isso decidiu que faria todos desaparecem do planeta terra. Entretanto Ele observou que havia um homem que era justo, obediente e vivia em comunhão com Deus, esse homem tinha uma família constituída por esposa, e três filhos que se chamavam Sem, Cam e Jafé.
Por causa de sua obediência, Deus contou a ele seu plano de destruir a humanidade, mas lançou-lhe um desafio dizendo: _ “Noé, resolvi acabar com todos os seres humanos, eu os destruirei por causa da violência. Pegue madeira boa e construa uma grande Arca, faça divisões nela e tape os buracos com pinche, por dentro e por fora. As medidas serão cento e trinta e três metros de comprimento por vinte e dois de largura por treze de altura. Faça uma cobertura e deixe espaço de meio metro entre os lados e cobertura, construa três andares e ponha somente uma porta. Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, por tanto você, sua esposa, seus filhos e suas noras (esposas dos filhos de Noé), serão salvos na Arca, leve para dentro dela um casal de cada animal e bastante comida para que vocês e os animais possam se alimentar”. (Gn 6.). Noé era obediente e confiava em Deus, imagine vocês que naquela época não haviam tantas ferramentas como nos dias de hoje, mesmo assim ele seguiu as ordens de Deus sem reclamar.

No lugar onde eles moravam chovia pouco e as pessoas acharam estranho Nóe contruir um barco, por tanto ofendiam ele e sua família, chamando de loucos, e vários outros xingamentos  mas Noé e sua família estavam convictos de sua fé, ainda assim ele tentou avisar o povo para que se arrependesse de seus pecados, mas eles estavam com o coração cheio de maldade e desobediência e não davam ouvidos a mensagem de Deus.

Quando a Arca ficou pronta Deus mandou um casal de cada animal (Macho e Fêmea- Difrentes sexos - Explique para as crianças, isso é de extrema importância) para dentro dela, imaginem vocês, vieram casais de todas as espécies (Peça para as crianças citarem alguns casais), o povo correu para olhar o que estava acontecendo, ainda assim continuaram incrédulos e sem dar muita importância as palavras de Noé.
Quando os animais e a família de Noé entraram na Arca, “o Senhor fechou a porta”.

(Gn.7:16). Então começou a pingar gotinhas de chuva e foi ficando cada vez mais forte, como a chuva não passava tudo começou a alagar e as pessoas desesperadas começaram a entender que deveriam ter obedecido a voz de Deus e desesperadas começaram a  bater na Arca tentando entrar, mas a bíblia diz que quando Deus fecha uma porta somente Ele pode abrir e quando Ele abre uma porta somente Ele pode fechar, por tanto Noé não podia abrir. Os dias foram passando e a Arca começou a boiar, a chuva caiu durante quarenta dias e quarenta noites, era tanta água que até as maiores montanha foram cobertas, por isso todos morreram afogados, somente Noé, sua família e os casais de animais foram salvos.

Ao terminarem os quarenta dias e quarenta noites as águas começaram a baixar e após cento e cinqüenta dias a Arca bateu em uma montanha chamada Ararate, passaram-se mais quarenta dias e Noé Abriu a janela e soltou um corvo que ficou voando de um lado para o outro, depois Noé soltou uma pombinha mas sem ter onde pousar ela voltou para Arca, após mais alguns dias ele a soltou novamente dessa vez ela voou e voltou com uma folinha nova de oliveira no bico. Noé então soube que as águas tinham baixado, esperou mais alguns dias e finalmente pode sair da Arca juntamente com sua família e todos os animais. Em agradecimento a Deus por ter sido salvo Noé construiu um altar e ofereceu-lhe um animal puro.

E quando o Senhor sentiu o cheiro do animal pensou: _ “Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da maldade humana”... Deus abençoou Noé e sua família dizendo que eles deveriam ter muitos filhos (descendentes) também fez o mesmo com os animais, para que a terra fosse novamente povoada. E para fechar com chave de ouro contou a Noé que não destruía a terra novamente com dilúvio e como prova dessa aliança colocou um lindo arco no céu que hoje chamamos de arco-íres. Por tanto todas as vezes que virmos o arco-íris devemos lembrar dessa historia e refletir sobre o poder de Deus e a importância da obediência,  se obedecemos seremos salvos e felizes para sempre.
E quando não conseguirmos e pecarmos devemos nos arrepender de coração, pedir perdão a Deus de todo nosso coração e pedir que nos ajude a sermos fieis e obedientes como Noé. Quando temos fé agrademos o coração de Deus e quando somos obedientes somos abençoados.
(Peça ás crianças que se levantem e ore junto com elas pedindo perdão a Deus pelos pecados cometidos e forças para serem fieis, enquanto ora combine com sua equipe que fique junto as crianças intercedendo pelas vidas delas e por suas famílias).
Presidentes do G.M.C Império Amazônico 
Ângela Dragaud.
Prysla Cardoso.
 

quinta-feira, 9 de junho de 2011