01 - O Plano De Deus Para Mim
No segundo dia, Deus com seu poder, fez a separação entre as águas, dizendo: Que haja separação entre as águas, e logo a água se moveu e houve a separação, e na parte de cima ficou uma grande expansão que Ele chamou de céu. E viu Deus que tudo era muito bom. E essa foi sua segunda criação.
01 - O Plano De Deus Para Mim
Recepção:
Cada criança representa um discípulo. Ao olhar para elas, veja pelos olhos da fé, pastores, cantores, lideres de crianças e etc. Portanto, receba cada uma com muita alegria, pois Deus confiou a você esses seres tão especiais. Faça um mapeamento onde as crianças maiores deverão estar sentadas atrás das menores ou, se tiver um espaço, poderão ser acomodadas em círculo ou semicírculo.
Oração inicial:
Agradeça a Deus pela abertura da célula e peça que Ele tome a frente desse trabalho e derrame sobre todo, Seu amor incondicional.
Para guardar no coração: “No começo Deus criou o céu e a terra” (Gn. 1.1).
Quebra gelo:
Leve seu grupo para fora e peça para que observem tudo que foi criado por Deus (natureza, sol, as árvores, o céu, a terra, etc...). Peça para as crianças voltarem a seus lugares. Em uma conversa, pergunte o que elas observaram, cada criança poderá citar apenas uma coisa. Em seguida, pergunte a elas quem criou todas essas coisas, provavelmente irão responder que foi Deus. Logo após, pergunte: Como pode um caroço de manga, após ser plantado, se tornar uma árvore tão grande? Espere as respostas. E diga que eles irão participar de uma brincadeira.
Dinâmica (brincadeira):
Passo 01: Em uma caixa, deixe várias tiras de papel (uma para cada criança), onde 6 deverão conter a seguinte frase: “E disse Deus”.
Passo 02: As crianças que encontrarem as frases deverão ler em voz alta para todo grupo, uma após outra. Depois, peça para que elas sentem, porque você vai explicar o que isto quer dizer.
Base bíblica: Gn. 1:1-31; Gn. 2:1-25.
Mensagem:
Abra sua bíblia para que as crianças vejam e diga qual livro, capitulo e versículo será apresentado. Peça para as crianças fecharem bem os olhos.
Imagine você, que antes de Deus criar o Planeta Terra, tudo era assim: escuro, vazio, sem som. A bíblia nos conta que somente o Espírito de Deus de movia sobre a face das águas. Deus olhou para toda essa escuridão e disse “Que haja luz” (peça para as crianças abrirem os olhos), e imediatamente uma luz apareceu e tudo ficou claro, e Deus fez a separação entre a escuridão e a luz, então Ele gostou muito do que tinha feito e chamou a luz de dia e a escuridão de noite. E essa foi sua primeira criação.
No terceiro dia, Deus disse: - Ajuntem-se as águas dos céus em um só lugar, e apareça uma porção seca. E assim aconteceu, e Deus chamou essa porção seca de terra e o ajuntamento das águas de mares. E Deus olhou e viu que tudo era muito bom. Então Deus disse: - Produza a terra, erva verde, erva que dê semente, árvores frutíferas que dêem muitos frutos, mas cada uma de acordo com sua espécie. E assim aconteceu. Imaginem que tudo começou a nascer e crescer. E Deus olhou e viu que tudo era muito bom. bom. E assim terminou a manhã e tarde do terceiro dia. E essa foi sua terceira criação
No quarto dia, Deus disse: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam para eles sinais que vão determinar o dia e a noite. O maior iluminará de dia e o menor iluminará a noite (Pergunte as criaças quais são esses luminares - Sol e Lua) e, para a noite ficar mais bonita, Deus encheu o céu de estrelas brilhantes. No final, Deus olhou e viu que tudo era bom. E essa foi sua quarta criação.
No quarto dia, Deus disse: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam para eles sinais que vão determinar o dia e a noite. O maior iluminará de dia e o menor iluminará a noite (Pergunte as criaças quais são esses luminares - Sol e Lua) e, para a noite ficar mais bonita, Deus encheu o céu de estrelas brilhantes. No final, Deus olhou e viu que tudo era bom. E essa foi sua quarta criação.
No quinto dia, Deus disse: Produzam as águas abundantemente todo tipo de seres viventes; e que voem as aves sobre a face da expansão dos céus. Assim, Ele criou grandes baleias e todos os répteis, e as aves que voam no céu. E Deus abençou cada animal dizendo que eles deveriam se multiplicar sobre o Planeta Terra. No final do dia, Deus olhou e viu que tudo era bom. E essa foi sua quinta criação
No sexto dia, Deus disse: - Produza a Terra, alma vivente conforme a sua espécie; gado e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E nesse momento fez as enormes feras, (peça para as crianças citarem algumas: leão, onça...). No final, Deus olhou e viu qe tudo era muito bom, mas sua maravilhosa obra ainda não tinha acabado, pois agora viria a mais importante de todas (Vocês sabem qual é? Espere elas respoderem), E disse Deus: - Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Assim, criou Deus o homem conforme sua imagem e semelhança, e Deus pegou o barro moldou o homem e soprou suavemente em seu nariz e ele acordou (Quem sabe o nome do primeiro homem? Espere as criaças respoderem). Muito bem, mas Deus percebeu que Adão se sentia muito só, então ele teve uma brilhante idéia. Quando Adão adormeceu, Deus tirou uma de suas costelas e dali fez uma companheira (Quem sabe o neme dela? Espere as criaças respoderem). Muito bem! E assim, Deus concluiu a sua criação, fechando com chave de ouro. E Ele olhou e viu que tudo era muito bom! Terminou o sexto dia, e essa foi sua sexta criação.
No sétimo dia, Ele abençoou toda sua criação e finalmente descansou. Ufa!
No sétimo dia, Ele abençoou toda sua criação e finalmente descansou. Ufa!
Deus é fantástico! Só possuido muito poder para fazer tudo isso em apenas seis dias e, no final de cada um, Ele admirava e abençoada sua criação. Portanto, sempre agredeça a Ele através da oração quando acordar, pois Ele te ama muito e você foi o melhor de todos os seus feitos e, com apenas uma palavra, Ele pode criar tudo o que quizer. (Faça uma oração agradecendo por ter nos criado).
Atividade:
Depois de concluirmos a palavra do estudo, devemos verificar se realmente aprenderam como Deus criou todas as coisas...
Distribua uma folha de papel cortada ao meio (por economia), dividida em 6 quadrados e distribua para cada criança (página 5). Peça que escutem a música n° 02 do Cd Diante do Trono Para Crianças "Autor da Criação" (se elas já souberem podem cantar junto). Agora, cada um deverá enumerar os quadrados com os seis dias que o Senhor levou para sua criação e, enquanto a música rola de fundo, mais uma vez, as crianças estarão desenhando a criação de cada dia sem olhar o do colega. Quando terminarem, recolha e embaralhe os trabalhinhos e redistribua aleatoriamente para que eles mesmos corrijam. Enquanto isso vá lendo na bíblia e eles marcarão certo ou errado nos quadradinhos. Depois, eles devem somar os pontos. Agora é hora do painel... Os trabalhos devem ser expostos em um painel, pois as crianças gostam de ver suas produções.
Lanche:
Antes de compartilhar o lanche faça uma oração agradecendo a Deus pelo dia e por cada criança que compareceu, depois fique posicionado na porta e se despeça das crianças de forma carinhosa sem se esquecer de dar a paz do Senhor.
Lembrete:
Jamais se esqueça de perguntar se alguma criança gostaria de receber Jesus em seu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário